A literatura brasileira é rica por si só e dentro da sala de aula os olhos das crianças do Instituto Projeto Neymar Jr. brilharam ao ver de perto um universo que dificilmente encontram no seu dia a dia. E foi com esse intuito que a Aula de Artes percebeu a necessidade de mostrar para as crianças um pouco mais da história do povo brasileiro, assim como em alguns casos de familiares dos alunos que nasceram no norte e nordeste do país.
O clima das aulas desta semana está sendo diferente, pois na televisão da Sala de Artes alguns trechos do filme brasileiro ‘O Auto da Compadecida’ intrigam as crianças. A decoração também ganhou cores e texturas. Em cima das mesas chapéus de cangaceiro dão o tom do que os alunos irão encontrar dentro dos livros da Literatura de Cordel, trazidos pela professora Bruna Goes.
“Eu percebo que vários deles têm pais, tios e avós com origem nordestina e nós temos no Brasil uma história riquíssima que não é explorada. Daí eu resolvi trazer para eles conhecerem, através dos textos e dos desenhos. Muitos deles também conheciam o filme O Auto da Compadecida, então prestaram muita atenção”, contou.
Com uma proposta simples para tocar o lado criativo das crianças, o Instituto acredita que trazer histórias diferentes para o ambiente de sala de aula é o caminho certo para passar informação aos jovens, como afirma a professora Bruna.
“É impressionante como às vezes a gente mostra cultura de outros países e achamos que eles vão ficar animados e impressionados, mas quando mostramos algo daqui (do Brasil) eles gostam mais. Eles acharam mais engraçado e até saíram daqui falando com sotaque”, afirmou.
Sotaque esse que a aluna Mirela Martins do Nascimento, de 8 anos, da turma D4 conhece dentro de casa. Sua mãe nasceu em Aracaju, cidade do Estado de Sergipe, mas foi aqui no Jardim Glória que hoje constrói sua família. Mas mesmo assim, Mirela já esteve na cidade natal de sua mãe e contou como foi ver no Instituto um pouco da cultura nordestina.
“Minha mãe é de Aracaju e eu já fui lá. Gostei muito da estrada que chega lá na cidade dela. Eu vi muita coisa legal e vi a literatura de cordel. Gosto desse livro e gostei da aula, porque a gente fica falando com sotaque”, contou.
Na atividade desta semana as crianças produziram desenhos que remetem às histórias dos livros de cordel e o próximo passo agora será a xilogravura, que é a pintura através da impressão, na qual são feitos os cordéis. A ideia é que as crianças tenham contato com a literatura e ao mesmo tempo com o desenho, que é o objetivo da aula de artes ao expressar os pensamentos dos alunos.