O Instituto Projeto Neymar Jr. comemora seu 1º ano de atividades neste dia 13 de dezembro de 2015. Foram nove meses de aulas educacionais e esportivas, que começaram no dia 13 de abril, voltadas para as 2.400 crianças, de 7 a 14 anos, e atendimentos diversos para as famílias da Praia Grande.
Crianças nascidas entre 1999 e 2009, que estudam do 1ª ao 9º ano do Ensino Fundamental, hoje, fazem parte das atividades proporcionadas pela idealização do projeto criado pela família Silva Santos.
E com a quantidade de atendimentos no momento, alguns dados foram encontrados pelo Instituto em pesquisa de satisfação realizada e elaborada pelo Departamento de Psicologia, com foco nos participantes do projeto. Os resultados já começam a aparecer entre os alunos e nas respostas que os pais e responsáveis dão para o Instituto.
Os valores que o Instituto passa no dia a dia em sala de aula e no complexo esportivo, também foram testados para saber se o entendimento entre os alunos estava sendo satisfatório. A pesquisa comprovou que 80% das crianças entendem e colocam em prática em suas vidas os valores aqui aprendidos. Os pais e familiares, somando 956 pessoas, também participaram da pesquisa e 79% atestou que o INJR é ‘Muito Bom’ para seus filhos e familiares, 21% afirmou ser ‘Bom’ e 0% ‘Ruim’.
A melhora de comportamento entre as crianças foi constatada ao longo do ano, depois de empregar o diálogo sobre os valores do Instituto, para que os alunos entendessem as melhorias que o projeto pode agregar para o seu futuro. Projetos das aulas educacionais e esportivas também foram realizados ao longo deste período. Palestras, visitas, atividades lúdicas, pequenas competições entre os alunos aconteceram dentro e fora da sala de aula.
Para as aulas de ensino educacional (espanhol, inglês, robótica, leitura e escrita, informática, dança e teatro) foi criado o 1º Concurso de Redação, com o tema “De Que Maneira o Instituto Neymar Jr. Mudou a Minha Vida”, com a participação de 2.400 crianças. Grandes histórias e resultados apareceram através da escrita e criatividade, sendo que 24 finalistas foram premiados e tiveram suas redações reconhecidas pela coordenação e presidência do INJR.
Já nas aulas esportivas (futebol, futsal, vôlei de quadra/areia, basquete, natação e judô) foi realizado um teste físico para analisar peso e altura, envergadura força de membros superiores e inferiores, entre outros.
O Instituto também foi responsável pela contratação de 115 funcionários, sendo assim colaborando com o mercado de trabalho da cidade. Entre eles temos 73% dos colaboradores residindo na Praia Grande, 43% que estavam desempregados, 10% estão tendo o seu 1º emprego e 8,6% dos funcionários têm filhos matriculados no Instituto Projeto Neymar Jr.
Os resultados apresentados neste 1º ano nos levam a crer que o Instituto Projeto Neymar Jr. está no caminho certo. A mudança na vida destas crianças e famílias está apenas começando e uma das comprovações disso foi o início do apoio do Ministério do Esporte, com o início do Projeto Incentivado, que começou no último dia 1º de novembro.
Muitas novidades estão por vir, assim como a inclusão direta no Projeto Noturno, que é voltado para as famílias assistidas, que teve início também em novembro com as aulas de musculação e hidroginástica. Os Cursos Profissionalizantes também já começaram e para o próximo ano novas oportunidades de aprendizado de um novo ofício serão disponibilizadas para as famílias.