Aconteceu nessa quarta-feira (27), no Instituto Projeto Neymar Jr., uma verdadeira batalha gastronômica para sabermos qual foi o pop cake mais gostoso produzido por 240 crianças atendidas pelo projeto. O parceiro do INJR, o Griletto, em parceria com a Unilever, realizou uma oficina do popular bolo de palito e fez os alunos se lambuzarem de chocolate durante o preparo dos ingredientes.
Com o objetivo de levar uma atividade lúdica e diferente para a rotina das crianças no Instituto, o Griletto contou com a criatividade da chef Catherine Ferreira, da Unilever Food Solutions (UFS). Ferreira conta que, ao longo do dia, nove turmas de 30 crianças passaram pelo refeitório e colocaram a mão na massa literalmente.
“Além da concentração delas trabalharem em equipe, a gente faz questão de elas todas participarem da receita. Apesar de cada uma ter montado o seu pirulito de bolo elas fizeram a receita juntas, porque mexeram na massinha, derreteram o chocolate e tudo mais”, conta a chef que preparou uma receita de pop cake com brownie, brigadeiro e confeitos.
Mas além de proporcionar uma atividade nova, o Griletto se mostrou comprometido em estar no dia a dia com as crianças. Segundo Christiano Evers, Diretor de Marketing da Halipar, holding que detém o Griletto, a ação buscou despertar a curiosidade das crianças por algo novo em suas vidas.
“A nossa ideia foi tirar a criança do dia a dia normal dela aqui no Instituto, e proporcionar uma atividade lúdica, que permitisse que ela fizesse e experimentasse o doce. Quem sabe a gente não desperte um chef em algum deles?”, explicou.
Ainda segundo Christiano, o Griletto mostrou comprometido com os valores do Instituto Projeto Neymar Jr. e também por conta de sua identificação com os objetivos de transformar a realidade das crianças, que hoje vivem em bairros de vulnerabilidade social da Praia Grande.
“Não basta você só apoiar o Instituto financeiramente, você tem que vir aqui vivenciar, trabalhar com as crianças, conhecê-las, botar a mão na massa. Faz parte do que o Instituto prega e do que a gente prega no nosso negócio também”, completou.
Com o mesmo sentimento do Griletto, o Coordenador Geral do INJR, Joel Moraes, reforçou a importância de parceiros trazerem ideias que contribuam para o desenvolvimento das crianças atendidas no projeto. “Para nós é um prazer abraçar essas ideias que estimulam os alunos a buscarem novas ideias, se interessarem por diferentes atividades que eles não estão acostumados no dia a dia. Hoje competições de gastronomia estão em alta na TV, então fazer com que eles se sintam parte de uma ação como essa é gratificante”.
O interesse foi tão grande das crianças pela atividade, que o pop cake não foi para saciar apenas a vontade de comer chocolate. Mãos, bochechas e até os uniformes das crianças receberam um toque com a lambança causada na hora de comer o bolo de palito. A aluna da turma C1, Laura Cabral, de 12 anos, contou que apesar da ‘bagunça boa’ gostou muito de fazer pop cake.
“A atividade foi legal, porque a gente amassou a massa e fez uma bolinha. Colocamos vários granulados diferentes e depois comemos. Fizemos uma bagunça e foi bem diferente, porque não é uma coisa que a gente faz ultimamente”, finalizou.