O ritmo e os passos do forró vão tomar conta da Sala de Dança do Instituto Neymar Jr. nesse mês de agosto. Para celebrar o Folclore, os alunos estão aprendendo sobre o ritmo nordestino e o maculelê que é uma dança afro-brasileira e indígena que usa pedaços de pau para contar a história de um jovem guerreiro que dá nome para a dança.
As aulas do Instituto trazem não só aspectos pedagógicos de ensino, mas culturais também. Essa foi a ideia das professoras de dança para introduzir diversas curiosidades sobre o folclore brasileiro, como conta Érika de Fátima. “Comemoramos o folclore no mês de agosto e a gente deu ênfase em dois tipos de dança, porque didaticamente eles aprendem nossa cultura e também trabalhamos a coordenação motora deles”, explicou.
Para a aluna Emily Costa Nogueira, de 10 anos, da Turma F3, o forró não é um de seus ritmos preferidos, mas que na aula de dança ela gostou de conhecer um pouco mais sobre a dança e sobre a cultura brasileira. “Eu não gosto muito de forró, mas eu gostei da aula porque as professoras são ótimas. Eu dancei com meus colegas e no começo da aula a gente falou sobre o folclore e dos tipos de dança como o forró e o maculelê”.
Segundo a professora Maggie Bento, alinhar a didática com o lúdico é algo importante para o aprendizado dos alunos. “No começo da aula falamos sobre o significado das histórias, lendas, cantigas de roda e algumas danças. Eu achei que os alunos receberam a aula bem porque são coreografias em dupla. Eles se divertiram e gostaram muito do forró porque aprenderam algo novo ao mesmo tempo”.
Durante as semanas do mês os alunos terão os dois ritmos para aprender, mas o aluno Guilherme Gomes, de 11 anos, já garantiu que o forró foi legal demais. “Eu não conhecia o forró é achei da hora. Gostei da coreografia de uma dança nova”.
Além da celebração na aula de dança, os alunos também terão atividades voltadas para o folclore nas outras aulas ministradas pelo Instituto. A partir da próxima semana acompanhe tudo pelas plataformas digitais do INJR.