Habituado em realizar feitos grandes em sua carreira, através da arte que espalha em muros pelo mundo inteiro, o artista brasileiro Eduardo Kobra veio conhecer de perto o Instituto projeto Neymar Jr. nesta tarde de sexta-feira (19). Kobra, como é conhecido no meio artístico, se mostrou interessado em realizar uma pintura no complexo, por ter ficado impressionado com toda a estrutura construída e principalmente com os propósitos do INJR, que vão além do esporte.
Programando sua visita ao INJR desde o ano passado, dessa vez Kobra arrumou um espaço em sua agenda para vir até o Jardim Glória e ver de perto o que conhecia apenas por ter visto na mídia. Ele que já conheceu diversos projetos sociais no Brasil, conta que juntamente do Instituto Ayrton Senna, o Instituto Neymar Jr. é algo muito maior do que já viu e que está fazendo a diferença na vida de muitas crianças.
“Como eu estava imaginando que o foco era mais o futebol mesmo, logo que nós chegamos é visível a limpeza, a estrutura e tudo mais. E agora caminhando por aqui a gente pode perceber que é ainda muito mais. Acho que não só eu, mas a maioria das pessoas não têm noção da forma de trabalho que vocês têm feito aqui”.
Nascido em São Paulo, no Bairro Campo Limpo, Kobra viveu na periferia e viu muitos de seus amigos irem por caminhos contrários ao que ele decidiu traçar. Identificado com a história de Neymar Jr. e das crianças que hoje são assistidas pelo projeto, ele se diz inspirado em poder contribuir para o Instituto trazendo sua arte para dar um pouco mais de cor para as crianças e inspirá-las também a persistirem pela busca de seus sonhos.
“Eu acho que a arte, especificamente o grafite, desperta muito interesse nos jovens. E pelo grafite ter surgido na periferia significa que muitos desses meninos são artistas que também não têm a possibilidade de seguir com isso, ou não conhecem ninguém, não tem nenhum tipo de incentivo. Sabemos das restrições e dificuldades, mas qualquer tipo de apoio e incentivo motiva mais para eles prosseguirem”.
Motivação essa que Kobra fala, para que as crianças sigam seus sonhos também, vem da trajetória de Neymar Jr. Para ele, não só a história do atleta, mas o que ele e sua família estão fazendo acontecer na Praia Grande é algo que o inspira para fazer um projeto dentro do Instituto para envolver as crianças na produção de um mural que levará a sua assinatura.
“Não é por acaso que o Neymar se transformou nesse fenômeno tanto carismático quanto atleta, justamente porque ele tem esse contato e essa história que vem da periferia. A própria história do Neymar é algo que me interessa, mas além da trajetória dele, a história de muitas crianças que vivem aqui, que passam seus dias aqui aprendendo, que moram na região também. Acho que talvez as próprias crianças que estão aqui sejam a inspiração para esse trabalho”, disse.
Kobra que está envolvido em diversos projetos no Brasil e nos Estados Unidos, também será responsável por deixar sua marca no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos de 2016, em murais espalhados pela cidade e em locais que receberão as provas esportivas. Mas não só mostrar as suas pinturas para o mundo todo, ele também quer contribuir para o Instituto Projeto Neymar Jr. ao projetar um mural que mostre a história que está sendo contada pelo atacante do FC Barcelona e pelas 2.400 crianças daqui. Agora é esperar o que Kobra irá idealizar para esta pintura.