Artista brasileiro Eduardo Kobra conhece Instituto Neymar Jr. e projeta parceria com as crianças

19/02/2016

Artista brasileiro Eduardo Kobra conhece Instituto Neymar Jr. e projeta parceria com as crianças

19/02/2016

Habituado em realizar feitos grandes em sua carreira, através da arte que espalha em muros pelo mundo inteiro, o artista brasileiro Eduardo Kobra veio conhecer de perto o Instituto projeto Neymar Jr. nesta tarde de sexta-feira (19). Kobra, como é conhecido no meio artístico, se mostrou interessado em realizar uma pintura no complexo, por ter ficado impressionado com toda a estrutura construída e principalmente com os propósitos do INJR, que vão além do esporte.

P1230328
Kobra visita o Espaço de Leitura e se impressiona com a quantidade de livros

Programando sua visita ao INJR desde o ano passado, dessa vez Kobra arrumou um espaço em sua agenda para vir até o Jardim Glória e ver de perto o que conhecia apenas por ter visto na mídia. Ele que já conheceu diversos projetos sociais no Brasil, conta que juntamente do Instituto Ayrton Senna, o Instituto Neymar Jr. é algo muito maior do que já viu e que está fazendo a diferença na vida de muitas crianças.

“Como eu estava imaginando que o foco era mais o futebol mesmo, logo que nós chegamos é visível a limpeza, a estrutura e tudo mais. E agora caminhando por aqui a gente pode perceber que é ainda muito mais. Acho que não só eu, mas a maioria das pessoas não têm noção da forma de trabalho que vocês têm feito aqui”.

Nascido em São Paulo, no Bairro Campo Limpo, Kobra viveu na periferia e viu muitos de seus amigos irem por caminhos contrários ao que ele decidiu traçar. Identificado com a história de Neymar Jr. e das crianças que hoje são assistidas pelo projeto, ele se diz inspirado em poder contribuir para o Instituto trazendo sua arte para dar um pouco mais de cor para as crianças e inspirá-las também a persistirem pela busca de seus sonhos.

“Eu acho que a arte, especificamente o grafite, desperta muito interesse nos jovens. E pelo grafite ter surgido na periferia significa que muitos desses meninos são artistas que também não têm a possibilidade de seguir com isso, ou não conhecem ninguém, não tem nenhum tipo de incentivo. Sabemos das restrições e dificuldades, mas qualquer tipo de apoio e incentivo motiva mais para eles prosseguirem”.

P1230359
Artista deixa recado no mural do INJR junto de personalidades que já nos visitaram

Motivação essa que Kobra fala, para que as crianças sigam seus sonhos também, vem da trajetória de Neymar Jr. Para ele, não só a história do atleta, mas o que ele e sua família estão fazendo acontecer na Praia Grande é algo que o inspira para fazer um projeto dentro do Instituto para envolver as crianças na produção de um mural que levará a sua assinatura.

“Não é por acaso que o Neymar se transformou nesse fenômeno tanto carismático quanto atleta, justamente porque ele tem esse contato e essa história que vem da periferia. A própria história do Neymar é algo que me interessa, mas além da trajetória dele, a história de muitas crianças que vivem aqui, que passam seus dias aqui aprendendo, que moram na região também. Acho que talvez as próprias crianças que estão aqui sejam a inspiração para esse trabalho”, disse.

Kobra que está envolvido em diversos projetos no Brasil e nos Estados Unidos, também será responsável por deixar sua marca no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos de 2016, em murais espalhados pela cidade e em locais que receberão as provas esportivas. Mas não só mostrar as suas pinturas para o mundo todo, ele também quer contribuir para o Instituto Projeto Neymar Jr. ao projetar um mural que mostre a história que está sendo contada pelo atacante do FC Barcelona e pelas 2.400 crianças daqui. Agora é esperar o que Kobra irá idealizar para esta pintura.

P1230370
Kobra e alunas durante aula de futebol de campo

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024