Crianças contam a história do Descobrimento do Brasil na Aula de Artes

20/04/2017

Crianças contam a história do Descobrimento do Brasil na Aula de Artes

20/04/2017

 

No ano de 1500, no dia 22 de abril, Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal com a missão de chegar à Índia, mas por ironia do destino acabou descobrindo um novo país, o Brasil. A primeira cidade que o português avistou levou o nome de São Vicente, que inclusive é vizinha de Praia Grande, município que abriga o Instituto Projeto Neymar Jr. Em 2017 comemora-se o 517ª ano da descoberta de nosso país e a criançada colocou a imaginação para funcionar e retratou esse momento.

p1440873

Animados com a proximidade de morarem perto da primeira cidade a ser descoberta do Brasil, os alunos capricharam ainda mais nos desenhos. Safira Silva Santos, de 11 anos da Turma C5, conta que foi muito importante Cabral ter descoberto o país e ainda acrescenta que a melhor parte da história é a chegada das caravelas pelo mar.

“Eu sei que eram três barcos que chegaram no Brasil, eram as caravelas. Nelas estavam os portugueses. Eu acho que foi bom o Brasil ter sido descoberto, porque se não a gente não estaria aqui. E eu acho legal ter sido em São Vicente, porque é do lado da Praia Grande e foi onde tudo começou”, disse.

p1440937

Das aulas de história e geografia para a sala de artes do Instituto, os alunos retrataram como foi a vinda das três caravelas comandadas por Cabral: Pinta, Nina e Santa Maria. Os índios, também foram um dos temas preferidos da garotada na hora de colorir, como conta Daniel Valentim Rocha, de 8 anos e aluno da Turma D5.

“Na escola eu aprendi que os portugueses foram parar no Brasil ao invés de ir para a Índia. Daí eu desenhei os portugueses chegando por engano aqui perto da cidade onde eu moro. Quando eles chegaram aqui encontraram umas pessoas e chamaram elas de índios”.

p1440877
Daniel durante processo de pintura sobre o Descobrimento do Brasil

Segundo o Coordenador Geral do INJR, Joel Moraes, trazer para a sala de aula atividades que envolvam as crianças e que façam elas expressarem a sua criatividade é de grande importância para o processo pedagógico do projeto. Ainda de acordo com Moraes, o resultado dessas atividades é muito positivo para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

“Sempre procuramos trazer um conteúdo pedagógico diferenciado para as crianças. Quando temos datas especiais, como o Descobrimento do Brasil, os professores propõem atividades que agucem todos os sentidos da garotada. Temos um envolvimento muito bom deles e ao mesmo tempo executamos o nosso plano de aula”, finaliza.

p1440899

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024