A semana começou diferente para 80 crianças do Instituto Projeto Neymar Jr. Nesta segunda-feira (22), os pequenos tiveram uma experiência diferente do que estão acostumados ao visitar a exposição do artista catalão Joan Miró – A Força da Matéria, que acontece no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Selecionadas de acordo com melhora da frequência na escola e bom comportamento no Instituto, a maioria das crianças estiveram em sua primeira exposição de artes.
Em parceria com a Arteris, empresa concessionária de rodovias, que patrocina a exposição “A Força da Matéria” fez o convite ao INJR para as crianças conhecerem as obras de Miró e que também forneceu o transporte, proporcionou o passeio inesquecível. Por cerca de 3 horas as crianças participaram da visita monitorada para conferir de perto as obras de Miró, que consistem em quadros e esculturas surrealistas, característica do artista, que faleceu em 1983.
Segundo Alessandra Lazzarin, coordenadora de responsabilidade social do Grupo Arteris, a parceria com o Instituto Projeto Neymar Jr. veio de encontro com um dos pilares do instituto, que é o fornecimento de informação para essas crianças e adolescentes.
“Hoje elas puderam trazer a cultura um pouco para mais perto. Entender o contexto, o artista e também foram artistas hoje nas oficinas. As oficinas fizeram com que eles liberem esse entusiasmo de conhecer um pouco de esculturas, então são obras que eles estão criando agora”, disse.
Para Larissa Pessoa, de 10 anos, a experiência de hoje foi muito especial. “Essa foi a primeira vez que eu fui em uma exposição. É muito legal estar aqui aprendendo as obras de Miró. Eu vi uma obra que é muito diferente do que a gente desenha. Ele não pensou, ele desenhou o que ele sentia”, contou.
O final da atividade contou com a imaginação da garotada depois de passar uma tarde diferente. Nos ateliês do Instituto Tomie Ohtake, três grupos foram divididos e a imaginação tomou conta das obras de arte criadas pelas crianças do INJR. Pinturas, colagens e artes abstratas foram idealizadas.