Um dos objetivos com a construção do Instituto Projeto Neymar Jr. sempre foi a contribuição para o mercado de trabalho da Praia Grande, assim como em contribuir para a melhora da qualidade de vida de diversas crianças e famílias. E com um ano de atividades já contratou 155 funcionários, tendo 73% deles residentes na cidade, 43% que estavam desempregados e 10% tiveram seu 1º emprego. Mas a novidade agora é que o INJR está investindo nos jovens, após contratar dois garotos para serem Jovens Aprendizes.
Integrantes do CAMP – PG (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro da Praia Grande), Matheus de Oliveira e Arlindo Goes agora fazem parte do quadro de funcionários do INJR. Depois de passarem por uma entrevista com o setor de Recursos Humanos do Instituto, os garotos de 15 anos foram contratados por motivos compatíveis com a filosofia de trabalho criada pela família Silva Santos.
Segundo a Encarregada de Departamento Pessoal do Instituto Neymar Jr., Edna Maria, os garotos mostraram características semelhantes aos colaboradores que hoje realizam o trabalho com as crianças e famílias atendidas pelo projeto. “Buscamos garotos que tinham interesse em trabalhar em diversas áreas administrativas, porque eles vão fazer uma rotação em todos os setores desta área. Eles precisavam gostar de criança e atender as características dos funcionários do projeto, como o respeito e a vontade de ajudar o próximo”, afirmou.
Para Matheus de Oliveira, essa oportunidade não significa apenas o 1º emprego de sua vida, mas sim, a possibilidade de aprender novos ofícios, assim como coisas que nunca havia tido contato. Ele que sonhava em ser jogador de futebol ou professor de Educação Física, hoje pode ver um pouco desse universo de perto.
“O que mais me chamou atenção é que eu pensava que aqui era só futebol, mas fiquei feliz em ver que aqui tem outros esportes e as crianças têm inglês, espanhol e outras coisas. Estou me dando bem com as crianças e espero que se um dia eu sair daqui eu consiga desenvolver em outro emprego tudo o que estou aprendendo aqui”.
Diferentemente do amigo Matheus, o Jovem Aprendiz Arlindo está tendo a primeira oportunidade em ter contato com esportes. Ele que foi escolhido entre cinco colegas para a vaga de trabalho, não esconde a alegria em ter seu primeiro registro de trabalho em carteira. “Foi minha primeira entrevista de trabalho. É uma experiência perfeita e excelente. Está sendo muito legal para o meu conhecimento e estou conhecendo várias áreas. Apesar da nossa idade as crianças e os pais nos respeitam bastante e tudo isso me surpreendeu”.