Instituto Neymar Jr. é destaque no jornal americano The New York Times

12/08/2016

Instituto Neymar Jr. é destaque no jornal americano The New York Times

12/08/2016

O Instituto Neymar Jr. foi parar nas páginas do jornal americano The New York Times. Na edição do dia 06 de agosto de 2016, o Projeto Social e sem fins lucrativos, localizado no Jardim Glória, na Praia Grande, ganhou destaque em matéria que conta um pouco da trajetória de Neymar Jr. no período em que morou na cidade da Baixada Santista. O tabloide ainda dá grande destaque para o trabalho realizado com 2.400 crianças carentes, em período dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, e fala sobre as expectativas dos brasileiros .

Confira abaixo a tradução da versão online da matéria e o link da versão em inglês e original do site do NY Times.

http://www.nytimes.com/2016/08/07/sports/olympics/rio-2016-neymar-brazil-soccer-hometown.html?smid=nytcore-ipad-share&smprod=nytcore-ipad&_r=0

Sem título
Imagem do INJR em destaque no site do The New York Times. Crédito de foto: Mauricio Lima

Em campo e em sua cidade natal, Neymar tenta mudar a narrativa

PRAIA GRANDE, Brasil – Uma cerimônia de abertura dos Jogos de Verão para crianças foi realizado nesta sexta-feira no Instituto Neymar Jr., fundado pela estrela de futebol que assumiu a responsabilidade Olímpica duas vezes.

Uma grande quantidade do público está envolvido nos Jogos do Rio, onde Neymar, 24, tentará restaurar a autoestima da bandeira brasileira. O país que é o maior sinônimo do esporte já ganhou cinco Copas do Mundo, mas nunca uma medalha de ouro Olímpico. Uma estreia de 0 a 0 contra a África do Sul na quinta-feira não ajudou a curar o trauma prolongado de uma derrota desastrosa para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014; Uma vergonha nacional que até a mãe de Neymar eufemisticamente chama de “a situação”.

Mas Neymar também está tentando ressuscitar o seu devastado bairro de infância na Praia Grande, uma cidade litorânea que fica a uma hora de São Paulo. A área que envolve o instituto para jovens é beatificamente chamada de Jardim Glória, mas é uma comunidade pobre e perigosa, com problemas de drogas, prostituição e uma carência de boas escolas e empregos.

A instalação, com suas classes, campos de relva e altas paredes brancas, abriu em dezembro de 2014, algumas quadras depois do bairro onde Neymar viveu, na Rua B, jogando futebol em uma rua ainda não pavimentada. Ele gastou mais de seis milhões de seu próprio dinheiro para construir o Instituto, além de chamar patrocinadores, disseram os funcionários do Instituto.

07neymar-house-master675
O jornal visitou a famosa Rua B do Jardim Glória, que Neymar Jr. e sua família moraram na Praia Grande. Crédito de Foto: Mauricio Lima

Cada dia, antes ou depois da escola, 2.400 garotos e garotas, de sete a 14 anos, vão sem custo por duas horas. Eles leem, escrevem, trabalham em computadores, além de estudar inglês, espanhol e português. Crianças mais velhas vêm a noite. Os pais também são convidados para treinamentos vocacionais.

Um dentista e doutores estão disponíveis. Na quarta-feira, 32 crianças ganharam óculos de graça, os funcionários disseram. Mais dezenas ensaiaram para a cerimônia de sexta-feira, balançando laços nas cores dos aros olímpicos e preparando bandeiras de papel que representavam os 78 países.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os garotos e garotas participarão em uma Mini-Olimpíada que terá futebol, basquete, vôlei, natação e judô. Mas os funcionários do Instituto enfatizaram que a instalação é para o desenvolvimento de oportunidades, não para atletas.

“Não é uma escolinha de futebol,” disse Altamiro Bezerra, diretor financeiro do Instituto. “A família Neymar quer mudar as condições aqui e dar às crianças os básicos: Saúde, educação e esperança. Quando você é jovem, você precisa acreditar no futuro, que há algo de bom no fim”.

Fora do bairro, onde Neymar morou de seus 7 aos seus 13 anos, ele tem uma relação complicada com o Brasil.

Ele é um dos melhores jogadores do mundo, elegante, habilidoso e imensamente popular com seus 55.9 milhões de seguidores no Instagram. Jogando ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez na amedrontadora linha de frente do clube espanhol Barcelona, ele ganhou a Champions League europeia em 2015, depois de começar sua famosa carreira no Santos, o clube brasileiro do famoso Pelé.

Mesmo assim, enquanto veste o amarelo, verde e azul da Seleção Brasileira, Neymar é uma lembrança do sucesso elusivo, mesmo em sua ausência.

Ele não foi escolhido quando tinha 18 anos para a Copa do Mundo de 2010, quando o Brasil caiu nas quartas de final. Ele sentou do lado de fora, com uma vertebra quebrada nas costas, quando o Brasil perdeu para a Alemanha na semifinal de 2014. E por um pedido do Barcelona ele só conseguiu jogar um jogo nesse verão, entrando de férias durante a Copa América Centenário em Junho. Sem ele, o Brasil saiu na fase de grupos e o técnico do time, Dunga, foi demitido.

As recentes notícias fora-de-campo sobre Neymar também não foram das melhores. Em março a mídia brasileira noticiou que ele foi culpado por uma corte federal do Rio por uma fraude de tributação relacionada aos seus contratos no Santos, Barcelona e a Nike. De acordo com as notícias, ele foi ordenado a pagar cerca de 52 milhões em multas e impostos. Ele declarou que pagou tudo que devia.

Depois de ser azucrinado por repórteres sobre suas festas com celebridades durante a Copa América, Neymar disse que o que ele fez nas férias diz respeito só a ele. Rispidamente, ele perguntou aos jornalistas: “Imagine você com 24 anos, conseguindo tudo que consegui. Você não faria o mesmo que eu?”.

Uma medalha de ouro olímpica daria a Neymar o prêmio que nem Pelé tem. Mas Neymar precisa entregar o ouro para reafirmar seu status como atleta celebridade e garoto propaganda, disse Milton Neves, um comentarista de esportes no canal brasileiro Bandeirantes.

“Neymar precisa vencer a medalha de ouro olímpica que o time brasileiro necessita tanto”, disse Neves.

O ouro no futebol deve ser o prêmio mais cobiçado para o Brasil nos Jogos do Rio, mas é apenas um dos 28 esportes e não está nos holofotes como estaria na Copa do Mundo.

O torneio Olímpico é para jogadores de menos de 23 anos de idade, com apenas três jogadores mais velhos permitidos em cada time. Diferente da Copa do Mundo, a estreia na quinta-feira não inspirou as pessoas ao redor da nação a deixarem seus trabalhos e se reunirem em camisas amarelas. Poucos sentaram em bares nas praias aqui ou perto de Santos para assistir o jogo. Brasil não conseguiu um gol mesmo com a África do Sul com um a menos, após um dos seus jogadores ser expulso com 30 minutos faltando.

“Para nós, um empate é uma derrota”, Neymar contou aos jornalistas.

A Olimpíada chega ao Brasil em meio a uma crise política e econômica. Até um amigo próximo de Neymar, Ciro Lopes, disse que ele não abriria o seu bar em Santos nesta quinta-feira de jogo.

“Com a crise econômica”, Lopes, 52, disse, “as pessoas não tem dinheiro”.

No Instituto Neymar Jr., Ana Paula dos Santos fez o sinal da cruz na quarta-feira, quando ela veio entregar uma camiseta Olímpica à sua neta. Se o Brasil ganhar o ouro no futebol, “limparia minha alma”, ela disse. “Eu dormiria em paz.”

Ela se referia a derrota por 7 a 1 contra a Alemanha, há dois anos. Uma das maiores derrotas do Brasil na Copa do Mundo. A partida, quando é se quer mencionada, é simplesmente chamada e abreviada por seu placar: Sete a Um.

Nadine Gonçalves, 49, mãe de Neymar e chefe executiva de seus jovens no Instituto, disse que ela assistiu à partida em casa, com seu filho lesionado. Ela poderia ver o questionamento em seu rosto, junto de choque e tristeza: “E se eu estivesse lá? Eu conseguiria mudar o que aconteceu?”.

Mais do que uma partida foi perdida naquele dia. A clareza do futebol brasileiro se apagou, junto com a certeza de que habilidade e improvisação poderia sempre superar a técnica e tática da resistência do oponente, disse Flavio de Campos, um professor da história sociocultural do futebol na Universidade de São Paulo.

“As pessoas colocaram suas esperanças nessa coisa mágica que nós acreditamos que o nosso futebol tem”, de Campos disse.

Muitos, provavelmente a grande maioria dos brasileiros acreditam que um ouro Olímpico não chegaria perto de redimir a vergonha da Copa do Mundo de 2014.

“Apagar os 7 a 1? Nunca,” Nilson Luiz de Marco, 56, disse quando chegou perto do Instituto Neymar Jr. “A única maneira é se jogarmos contra a Alemanha de novo e ganharmos de 7 a 1”.

A Alemanha também está jogando o torneio Olímpico e isso daria ao Brasil a chance de uma grande vitória ou – estremecer – outra derrota incrível. Se isso acontecesse, Bezerra, um funcionário do Instituto Neymar disse com bastante humor, “vamos nos mudar para a Alemanha”.

As crianças do Instituto pareceram bem mais ansiosas com as Mini-Olimpíadas do que com o resultado das Olimpíadas reais. Guilherme Sousa Gomes, 9 anos, disse: “Esse lugar é seguro. Lá fora não é. Têm muitos assaltantes andando por aí”.

Giovanna Moreira Andrade, 10, disse que sua mãe conseguiu um emprego ensinando mulheres a como usar maquiagem, após tomar aulas vocacionais no Instituto. A vida de foi “de pior pra melhor”, ela disse. Sua família comprou uma churrasqueira e ela sonha com uma piscina.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024