Instituto Neymar Jr. firma parceria com DSOP para fornecer curso de educação financeira para as famílias atendidas

17/03/2016

Instituto Neymar Jr. firma parceria com DSOP para fornecer curso de educação financeira para as famílias atendidas

17/03/2016

Cerca de 2.400 famílias pertencentes às comunidades carentes da periferia da cidade de Praia Grande receberão conteúdo relacionado à educação financeira para crianças e palestras para seus pais ou responsáveis. Essa ação social, que ainda não tem data marcada, será viabilizada pelo Instituto Neymar Jr., que fechou parceria com a DSOP Educação Financeira, empresa pioneira no ramo.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas famílias, que encontram grandes dificuldades em relação ao dinheiro, estando boa parte endividada. “Acreditamos que uma mudança na forma com que essas famílias lidam com o dinheiro é primordial, ajustando o padrão de vida das mesmas e economizando para realizar os sonhos e, para isso, acreditamos que temos que envolver toda a comunidade, principalmente as famílias”, conta a diretora pedagógica da DSOP, Ana Rosa Vilches.

Hoje, as dificuldades em lidar com o dinheiro geram muitos problemas, refletindo até mesmo em conflitos familiares. Uma vez que a Metodologia DSOP é didática e acessível, fácil de ser compreendida tanto por adultos quanto por crianças, ela será aplicada para que os favorecidos com as diversas ações do Instituto Neymar Jr. possam também conquistar sua autonomia financeira e, consequentemente, realizar seus sonhos.

IMG_7010

Ao firmar a parceira, que visa disseminar valores sustentáveis, a DSOP doou o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas ao Instituto Neymar Jr., oferecendo gratuitamente a formação de professores, todos os livros didáticos, livros para a biblioteca, palestras para pais e/ou responsáveis, além do já ministrado Curso DSOP de Educação Financeira para os próprios colaboradores do Instituto.

O Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas foi concebido para que os alunos sejam capazes de relacionar a educação financeira com outras áreas do conhecimento, abrangendo os cinco temas transversais Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual – seguindo os princípios estabelecidos pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O programa também dialoga com as linhas orientadoras da educação mundial no século XXI, que são Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender.

Foco na família

Um importante complemento para a educação financeira das crianças é a orientação dada a seus pais ou responsáveis – já que é imprescindível para a saúde financeira da família que todos no lar reconheçam sua condição monetária e se programem para juntos realizarem seus sonhos, sejam eles individuais ou coletivos.

Com os conhecimentos alinhados, a aproximação entre as crianças e os seus familiares – um dos principais objetivos do Instituto Neymar Jr. – se tornará uma realidade.

“Um dos principais fatores que nós, do Instituto, queremos mudar na vida dessas pessoas é a renda familiar. É muito importante inserir os pais e responsáveis pelas crianças que atendemos nas atividades, para que eles também possam receber informações voltadas à educação financeira. Assim teremos mudanças significativas. Ter a DSOP nessa ação é muito importante para que possamos atingir o nosso objetivo, que é melhorar a vida financeira dessas famílias”, afirma Altamiro Bezerra, Diretor Financeiro do INJR.

Formação de educadores

Nos dias 12 e 13 de março serão ministrados cursos de formação para 40 professores do Instituto Neymar Jr., que serão capacitados enquanto educadores financeiros para darem aulas às crianças, disseminando adequadamente os pilares da Metodologia DSOP: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

“O momento da formação é muito importante, pois é quando os professores são capacitados para transmitir o conteúdo e instruir os alunos de forma plena e efetiva”, explica Ana Rosa Vilches, que ministrará o curso de formação de educadores.

Colaborar com o desenvolvimento socioeducativo de famílias da comunidade de Praia Grande é uma das formas de o Instituto Neymar Jr. e a DSOP Educação Financeira exercerem, em parceria, sua responsabilidade social.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024