Alunos realizam atividade de artes em homenagem a Monteiro Lobato

18/04/2018

Alunos realizam atividade de artes em homenagem a Monteiro Lobato

18/04/2018

Um dos escritores mais renomados da Literatura Infantil Brasileira, Monteiro Lobato ficou eternizado na memória de muitas pessoas pela criação da série Sítio do Pica Pau Amarelo em 1920. Apesar do passar dos anos, muitas gerações assistiam ou entravam na imaginação do escritor pelos seus livros. E aqui no Instituto Neymar Jr. a garotada que não conhecia as peripécias da boneca de pano Emília; realizou uma homenagem a Monteiro Lobato que nasceu n o dia 18 de abril.

 

Idealizada durante as Aulas de Artes, a atividade promovida pela professora Elisângela Pereira, buscou resgatar a história dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Os alunos realizaram pinturas e bonecos de massinha, como conta a professora. “A história do Monteiro Lobato relata muito sobre a infância das crianças de várias gerações. Traz muito o folclore a mitologia e une os pais e avós, por exemplo, para assistirem juntos. Muitas crianças de hoje não conhecem o Sítio do Pica Pau Amarelo, então aqui buscamos resgatar a cultura brasileira”.

Com muitas cores e histórias envolventes, Monteiro Lobato ficou muito conhecido por falar dos contos folclóricos da cultura brasileira. A aluna Yasmin Beatriz Silva Lira, de 13 anos, da Turma E7, falou sobre o perfil do escritor. “O que me chama atenção no Monteiro Lobato é que ele teve muita criatividade para montar personagens que são bem coloridos. Outra coisa legal sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo é que ensina as crianças desde cedo sobre o que é o folclore”.

Yasmin durante confecção dos bonecos.

 

Cada aluno ficou com um personagens que gostaria de fazer com massinha e Thaiz Oliveira, de 13 anos, Turma E7, não teve dúvidas na hora de escolher. Ela também conta que fazer atividades manuais na aula de artes são um grande diferencial no Instituto. “Eu achei interessante a aula porque não é sempre que a gente têm tantas oportunidades de fazer uma atividade manual como essa. Eu montei a Emília , porque no sítio quem sempre me chamou a atenção foi ela. É uma personagem brincalhona, colorida e, querendo ou não, ela é uma boneca e nem toda se mexe e fala né?!”

Thaiz escolheu a boneca Emília para fazer em massinha

Muitas das crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Neymar Jr. não acompanharam as obras de Monteiro Lobato. Segundo a professora Elisângela, como a história do Sítio ainda passa na televisão, ela propôs que os alunos assistissem, para depois em sala de aula trabalhar o tema. Mas dessa vez ela contou com um pedido diferente vindo dos alunos.

“As crianças pediram para fazer os personagens em massinha junto da pintura dos desenhos. Eu fiquei surpresa porque pensei que eles não iam gostar de usar a massinha, principalmente os alunos de 12 a 14 anos, mas eles foram muito bem e mostraram muita habilidade e criatividade com as mãos para fazerem os bonecos”.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024