Instituto Neymar Jr e parceiros lançam projeto Sede de Vencer

23/05/2013

Instituto Neymar Jr e parceiros lançam projeto Sede de Vencer

23/05/2013

Por Helena Passarelli

Cerca de 85 mil brasileiros terão água potável  a partir da Copa das Confederações 2013, por conta de uma solução simples e muito eficaz. Esta iniciativa irá contribuir para a saúde de diversas comunidades do país com a parceria de um time de craques que conta com o Instituto Neymar Jr, a ONG Waves for Water e a Tenys Pé Baruel. O projeto Sede de Vencer irá atuar nas 5 cidades que vão receber os jogos do Brasil na competição.

Em coletiva de imprensa que aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), em Santos, o fundador do projeto Sede de Vencer, o ex-surfista Jon Rose e Neymar Jr demonstraram como funciona o sistema de filtragem. Juntos eles transformaram a água suja de terra em pura e limpa. Sobre o pontapé inicial, o craque falou da primeira ação realizada do Instituto.

“Hoje é um dia muito importante para o Instituto. O nosso sonho já está ganhando forma e com a ajuda do Sede de Vencer a gente vai alcançar milhares de famílias. Muitas pessoas não sabem o que é ter água potável e agora eles poderão melhorar a vida deles”, comentou NJr.

A distribuição dos 850 filtros acontecerá em Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).  O mapeamento das comunidades foi feito através da consultoria do Instituto Brasil Solidário. Representando o Projeto Instituto Neymar Jr., o pai do camisa 11, Neymar da Silva Santos, falou sobre a iniciativa que irá abranger milhares de brasileiros.

“O projeto é desafiador e o Instituto Projeto Neymar Jr fez questão de se associar a ele assim que nos foi apresentado. Por ser a nossa primeira ação social, ela tinha que ser especial, e o “Sede de Vencer” tem todas as características de uma ação que muda positivamente a vida das pessoas alcançadas”, disse Neymar Pai.

Os moradores receberão filtros portáteis, eficazes e de fácil manuseio para fornecer água limpa para 100 pessoas no prazo de 5 anos. O sistema de filtragem funciona desta maneira: coliformes fecais e 99,99% das bactérias responsáveis por doenças como disenteria, cólera e salmonela são removidos. Para o manuseio basta acoplar a mangueira do kit em um balde e conectá-la ao filtro que também pode ser utilizado como torneira. A seringa do kit é a responsável para fazer uma retrolavagem no sistema.

Parceiro do Instituto Neymar Jr. e da W4W, a Baruel representada por Daniel Tiraboschi, diretor executivo da empresa, falou sobre esse passo importante no país.

“Nós da Baruel estamos bastante honrados em nos juntar ao Instituto Neymar JR e ONG Waves for Water na defesa desta causa tão nobre que é levar água limpa ao maior número de pessoas possível. Há mais de 120 anos atuando no mercado brasileiro, a Baruel dá o pontapé inicial no projeto Sede de Vencer e entra em campo com força total para ajudar no acesso à água potável”.

Foto: Helena Passarelli
Foto: Helena Passarelli

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024