Está em andamento o 1º Campeonato de Xadrez do Instituto Projeto Neymar Jr. que conta com a participação de 80 crianças. A disputa que foi dividida em duas categorias – de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos – com meninas e meninos jogando juntos, tem como objetivo estimular o interesse pelo jogo e o espírito de competição. No dia 24 de outubro acontece a grande final.
A ideia de organizar um campeonato de xadrez deu-se pelo interesse demonstrado pelos alunos em superarem cada vez mais novos desafios, segundo a professora Elisângela Pereira. Ela conta que houve muito interesse das crianças disputarem partidas com os colegas e alunos de outras turmas, em uma verdadeira competição. A reta final promete ser disputada com 16 finalistas.
“A importância de eles terem um adversário nessa competição é que a maioria chegou aqui sem saber jogar e a força de vontade de aprender levou eles para um nível de competição. A ideia (do campeonato) surgiu porque os alunos estavam aprendendo rápido”, explicou.
Cada partida tem duração de 10 minutos. Quem fizer o xeque-mate primeiro vence ou em caso de empate no tempo normal ganha quem tiver mais pontos – de acordo com a regra do Xadrez, cada peça tem uma pontuação. Além do resultado final, os alunos também serão avaliados segundo alguns critérios que Pereira pontua a seguir.
“O objetivo do campeonato é analisar pedagogicamente o aprendizado dos alunos no Xadrez aqui no Instituto. Também vou analisar o raciocínio lógico, a rapidez de pensamento e o respeito ao adversário”, conclui.
Apesar do clima de competição, o que mais importa nesta disputa é a participação. Dos 16 alunos finalistas, todos vão receber um certificado de participação. As crianças que ficarem em 1º e 2º lugar vão receber um troféu simbólico confeccionado no INJR com material didático, que é usado na Aula de Artes.