Aqui no Instituto Projeto Neymar Jr. gostamos de usar aquele ditado que ‘todo adulto tem uma criança dentro de si’. Quem conhece o complexo e tem contato direto com as crianças sabe bem disso, porque não conseguem ficar só de espectadores e sempre acabam participando de alguma aula com a criançada. Com o Campeão Olímpico pela Seleção Brasileira, o volante Thiago Maia, não foi diferente. Ao surpreender a garotada com sua visita nessa quinta-feira (07) ele também participou de várias atividades com eles.
O atleta que defende o Santos FC passou cerca de duas horas em contato com a equipe e alunos do INJR para conhecer todo o complexo educacional e esportivo localizado na cidade de Praia Grande. Thiago contou que sempre quis conhecer o local, mas que por conta da agenda de jogos, treinos e viagens não conseguiu vir logo que o Instituto foi inaugurado, mas que a espera por esse dia valeu a pena.
“Quando foi construído eu sempre tive o sonho de vir aqui conhecer, mas por questão do tempo não pude vir antes. O trabalho que tem aqui é fantástico e me surpreendeu muito. E muita gente fala que quando vem aqui se surpreende, se admira pela educação que os meninos ganham, pela tecnologia que o Instituto tem e pelo ensino que passam também”.
Thiago, que nasceu em Roraima, veio para o Santos FC ainda garoto acompanhado de sua mãe para tentar a sorte no futebol. Peça chave no time da Vila Belmiro, ele conta que em sua infância não teve muitas coisas que, hoje, as crianças atendidas pelo Instituto têm. Ele fala com admiração do companheiro de Seleção Brasileira, Neymar Jr, que juntamente com sua família idealizaram esse Projeto Social para formar cidadãos com grandes valores a serem aplicados na sociedade.
“É isso que admira mais né? Como ele (Neymar Jr.) já falou que aqui não se cria atleta, mas sim cidadãos, então por ele ser novo e pensar assim eu acho que esses meninos têm que ser muito gratos a ele e à família também, por dar essa oportunidade que muitos não têm. É um projeto bacana e abençoado por Deus”, afirma.
Acompanhado de sua mãe, Vanda Maia, o atleta espera que o Instituto só cresça e até vislumbra uma nova unidade para o projeto. Além de se mostrar interessado em saber a história do INJR, Thiago também participou de algumas aulas educacionais como jogos de tabuleiro, espanhol, inglês e leitura e escrita.
“O que mais me impressionou foi o ensino. Eu vi duas salas de inglês, duas de espanhol, muitos livros, a tecnologia da sala de informática. Eu acho que em muitas escolas não têm o que têm aqui. Fiquei muito impressionado pelos professores serem qualificados também e espero que só cresça esse instituto”.
Para finalizar sua visita, Thiago não conseguiu ficar de fora das aulas esportivas. Jogou futsal, vôlei e futebol de campo como se estivesse disputando a final de um campeonato. Com muita humildade e conhecimento da imagem e exemplo que tem para as crianças do país, ele afirma que saiu renovado do Instituto Projeto Neymar Jr.
“Eu gosto muito de criança e eu já vi criança chorar na minha frente quando me vê. Sou muito novo ainda e tenho muito o que aprender, viver e espero que eu possa servir de exemplo para essa criançada. Por mais que algumas não me conheçam viram como eu sou brincalhão. Independente de ser jogador a pessoa tem que ter humildade e coração aberto e tenho certeza que essas crianças vão ser, porque aqui no Instituto Neymar as pessoas fazem isso para as crianças”, finalizou.