Instituto Projeto Neymar Jr dá continuidade em sonho do antigo Grêmio da Praia Grande

21/02/2014

Instituto Projeto Neymar Jr dá continuidade em sonho do antigo Grêmio da Praia Grande

21/02/2014

É importante lembrar o passado e nossas origens para construir um futuro melhor. Em Praia Grande, mais precisamente no bairro Jardim Glória, o Instituto Projeto Neymar Jr dará oportunidade para aproximadamente 2500 crianças e seus familiares, totalizando cerca de 10 mil pessoas, melhorarem suas vidas através do esporte, da educação e da cultura.

No local que hoje está sendo construído o IPNJR, era sediado o Grêmio Municipal de Praia Grande, que não contava com nada além de um enorme campo de futebol, mas já alimentava o sonho das crianças do bairro a terem um futuro melhor por meio do futebol. Fundado em 1º de maio de 1969, por Nelson Rocha, um engenheiro que trabalhava como funcionário público na Prefeitura de Praia Grande, o Grêmio Municipal logo ganhou prestígio na cidade.

(Fachada e campo do Grêmio antigamente. Fotos: Biro/Arquivo Pessoal)

Com a finalidade de servir para a diversão dos funcionários públicos, a agremiação não cobrava taxas e abria suas portas para os moradores do bairro nos finais de semana. No local trabalhava apenas um responsável pela administração e o treinador “Biro”. Ex-jogador de futebol com passagens por times do interior do estado de São Paulo, Eugênio Silva Rosa era o técnico das categorias de base do Grêmio. Garotos entre 5 e 15 anos eram divididos em categorias para participarem de competições regionais. Mesmo sem remuneração, ele gastava dinheiro do próprio bolso para o “lanche da garotada”.

Biro, de 51 anos, lembra seu primeiro contato com Neymar Jr. “Ele chegou lá com uns 8 anos e treinou comigo por um tempo. Adorava jogar futebol. Não chegou a participar de torneios porque já tinha seus compromissos no futebol de salão”. As memórias daquele tempo enchem o atual roupeiro do time profissional da Associação Atlética Portuguesa de alegria. “O Juninho sempre foi um fora de série. Hoje é fácil falar, mas naquela época já dava pra notar seu talento. Ele treinava com garotos mais velhos e mesmo assim se destacava”.

Biro - ex-treinador do Grêmio Municipal

(Biro – ex-técnico da escolinha do Grêmio. Foto: Leonar Franco/IPNJR)

Biro também faz questão de elogiar o pai do atacante do FC Barcelona e da Seleção Brasileira. “O Neymar tem muito mérito no desenvolvimento da carreira de seu filho. Muitos garotos promissores não tiveram sucesso no futebol justamente por não terem uma orientação adequada”, afirmou.

Ao longo dos anos, o Grêmio Municipal foi o palco de vários jogos de campeonatos da Prefeitura de Praia Grande e o time adulto do clube sagrou-se campeão de Campeonatos Amadores. Os moradores do bairro presenciaram partidas válidas pelos Jogos Regionais além de alguns eventos no local. Em 2013, um jogo entre Grêmio Municipal e Parma de Praia Grande marcou o fim das atividades da agremiação.

6

(Grêmio em 2013. Antes da construção do IPNJR. Fotos: Helena Passarelli/IPNJR)

Sobre a construção do IPNJR, Biro não deixa dúvidas que a situação dos participantes e da cidade só irá melhorar. “Realmente o Instituto será muito útil e importante para as pessoas de Praia Grande, além de desenvolver toda uma área carente da região”.

Dessa história fica a certeza que o bairro Jardim Glória sempre contou com pessoas de bem, que com esforço e dedicação trabalham para fazer o melhor para o próximo. Agora, com o IPNJr, mais crianças terão a chance de ter um futuro feliz, serem cidadãos de valor e até quem sabe esportistas profissionais.

Confira Mais Notícias

Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 4ª turma de Tripulantes INJR em parceria com a Costa Crociere

06/03/2024

Cellula Mater é a nova parceria de saúde do Instituto Projeto Neymar Jr.

06/03/2024

Ação de Corte – Março de 2024

23/02/2024